Valther Maestro

Trecho retirado do Guia de Livros didáticos PNLD 2014: Ensino fundamental – anos finais – Geografia:

Visão geral

A coleção organiza o conhecimento geográfico escolar a partir de um conjunto de temas e está, ao mesmo tempo, fundamentada em uma concepção didática que leva em consideração a faixa etária e as dimensões culturais e sociais dos alunos. Os conteúdos trabalhados possibilitam que o estudante perceba seu espaço cotidiano e compreenda o país e o mundo em que vive como sistemas constituídos por paisagens múltiplas e grupos humanos diversos. Prioriza os blocos temáticos, os conceitos, as noções e os procedimentos próprios da Geografia escolar, devidamente articulados de forma integrada nos quatro volumes.
A metodologia proposta na obra centra-se na valorização da construção do saber pelo educando, isto é, o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, de suas habilidades e competências, considerando que o aluno é um sujeito que tem experiência de vida dentro de um contexto (social, econômico e cultural) que deve ser considerado como ponto de partida no processo educativo. A organização e a sequência didática dos conteúdos e temas propiciam as condições necessárias para que ocorra o processo de ensino-aprendizagem mediado pelo professor.
As atividades permeiam os textos no decorrer dos capítulos e possibilitam a revisão dos conteúdos, a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos e a interpretação de mapas, gráficos e tabelas, e ainda, estimulam a reflexão do que foi estudado.

Descrição

A obra é dividida em quatro volumes, correspondentes ao sexto, sétimo, oitavo e nono ano do ensino fundamental. O sumário de cada livro está estruturado em unidades e capítulos enumerados, divididos num número variável de blocos de atividades ou subcapítulos e por seções intituladas “Iniciando a conversa”, “Sobre este tema”, “Saiba mais”, “Pesquisa”, “Vamos experimentar”, “Projetos” e “Sugestões de leitura”. No final de cada livro encontram-se o glossário e a bibliografia.
O Manual do Professor apresenta a mesma estrutura nos quatro volumes, sendo composto de duas partes: a primeira possui igual conteúdo presente no Livro do Aluno do ano correspondente, enquanto a segunda “Suplemento com orientações para o professor” está organizada em duas seções: a parte 1, “Panorama geral da obra”, apresenta 11 tópicos e aborda a fundamentação teórico-metodológica da obra. A parte 2 “Específica” e apresenta orientações sobre como trabalhar os conteúdos, resolução das atividades propostas no Livro do Aluno e textos para formação continuada do professor.

Este é o sumário sintético da coleção:

Análise

A coleção contempla as determinações oriundas da legislação, normas e diretrizes para o ensino fundamental de nove anos em vigor no Brasil. Quanto ao tratamento dado à formação cidadã, a coleção está isenta de publicidade de marcas ou produtos, de preconceitos relativos às condições regionais, econômicosociais, de religião, de idade ou outras formas de discriminação. Igualmente, respeita-se o caráter laico e autônomo do ensino público. Na obra, promove-se a imagem da mulher, pois sua participação profissional e em espaços de poder preconizam sua visibilidade. Promove-se, também, positivamente, a imagem de afrodescendentes e de descendentes de etnias indígenas brasileiras por intermédio de textos. Ressalta-se que as ilustrações considerando a participação profissional e em espaços de poder destes segmentos sociais poderiam ter sido mais analisados.
As estratégias apresentadas promovem positivamente as culturas afro-brasileira e indígena, destacando sua importância na formação do Brasil e valorizando o caráter multicultural da sociedade brasileira. Os textos, as imagens e as atividades apresentadas estimulam o convívio social e o reconhecimento da diferença, abordando distintas formações do espaço geográfico, a pluralidade econômica, social, cultural, étnica, religiosa, de gênero, entre outras. Segue-se o princípio da sustentabilidade na discussão dos modelos de desenvolvimento econômico e preservação do ambiente.
A obra, em seu conjunto, não discrimina ou trata negativamente os que não seguem o padrão hegemônico da sociedade ocidental. Também não veicula ideologias de qualquer natureza. Por meio dos textos e atividades propostas, os autores incentivam o respeito do aluno à diversidade étnica e cultural que caracteriza a humanidade. Esse tema é mais aprofundado nos livros do 7º, 8º e 9º ano.
Opta-se pela Geografia escolar e, no Manual do Professor, na primeira parte, comum a todos os volumes, coloca-se em discussão a educação geográfica e os procedimentos teórico-metodológicos que propiciam um processo de ensino e de aprendizagem significativo para o aluno.
A coleção trabalha com a educação geográfica e elege as categorias conceituais de lugar, paisagem, região e território, conforme orientação dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), tendo em vista o desenvolvimento do raciocínio espacial dos alunos. Em relação à proposta pedagógica, há coerência entre o enunciado no Manual do Professor e o realizado nos diferentes volumes da coleção, com a observação de que a obra atende ao disposto na legislação brasileira vigente. A coleção traz a concepção de que o ensino de Geografia deve levar o aluno a perceber seu espaço cotidiano e compreender o país e o mundo em que vive como sistemas constituídos por paisagens múltiplas e grupos humanos diversos. Prioriza os blocos temáticos, os conceitos, as noções e os procedimentos próprios da Geografia escolar, devidamente articulados de forma integrada nos quatro volumes. Utilizam-se os conceitos estruturadores da Geografia, avançando gradativamente para realidades mais amplas e complexas.
O aluno é estimulado a refletir e compartilhar ideias, a representar os espaços, a compreender as representações, a tornar-se leitor e elaborador de mapas, a compreender as espacialidades e temporalidades dos fenômenos geográficos. Promove-se o desenvolvimento das capacidades básicas de observação, compreensão, problematização, análise, classificação e crítica no aluno, estimulando-o a pesquisar sua realidade e compará-la com diferentes situações e espaços mais distantes e complexos.
Os conteúdos se articulam com temas relevantes para a compreensão do mundo atual que possibilitam conjugar práticas sociais com as experiências cotidianas da sociedade moderna. Os conceitos e os conteúdos geográficos são explorados ao longo dos capítulos por meio de vários estímulos e/ou atividades que proporcionam a oralidade, a expressão de opiniões, a reflexão, a produção de textos e a representação dos espaços com maquetes, mapas, gráficos, experimentos, entre outros.
As atividades primam pelas revisões e os recursos gráficos contribuem para a sedimentação dos conceitos. Na obra, proporciona-se a compreensão das relações estabelecidas entre sociedade e natureza, pois se constata a presença de categorias geográficas apoiadas nas relações sociais, nas relações estabelecidas na natureza e, consequentemente, entre natureza e sociedade. As relações espaço-temporais estabelecidas na obra permitem a compreensão do processo de formação do espaço geográfico a partir da produção social do espaço, ou seja, produto da ação humana sobre a natureza. Destacam-se, na coleção, as transformações que ocorrem no espaço geográfico, com ênfase na dinâmica espaço-temporal, por meio da sequência de imagens e textos.
As atividades são propostas para incentivar o aluno a refletir sobre seu cotidiano e sobre realidades mais amplas, distantes e/ou complexas. Os enunciados das atividades são claros, objetivos e prescrevem a participação do professor nos debates e na conferência das respostas, desenvolvendo-se a interação entre educador/educando. As ilustrações contribuem para a problematização dos conteúdos e possibilitam a aquisição de novas formas de conhecimento, motivando a aprendizagem do educando. Imagens, fotografias e mapas são pertinentes aos temas trabalhados e capazes de despertar a curiosidade e criatividade do aluno.
O professor encontra, no manual, orientações teórico-metodológicas cujas referências são os conceitos básicos da Geografia desenvolvidos nos quatro volumes (paisagem, lugar, região, natureza, sociedade e território). Tais orientações permitem compreender o espaço geográfico de forma mais abrangente, incluindo suas múltiplas influências no cotidiano do aluno. Além disso, o Manual do Professor refere-se ao desenvolvimento de competências para compreender as relações entre a sociedade e a natureza por meio da leitura das paisagens e do espaço geográfico, considerando a experiência vivida do aluno. No manual, ressalta-se que a linguagem cartográfica é um método de aprendizagem que permite a compreensão do espaço geográfico. As orientações possibilitam identificar uma série de ocasiões em que ocorre a articulação dos conteúdos de Geografia com outras áreas do conhecimento.
O projeto gráfico oferece distribuição adequada entre texto principal, ilustrações, textos complementares e as demais intervenções gráficas, sem comprometer o pleno manuseio do material. A obra oferece leituras complementares de fontes reconhecidas e atualizadas. Há estrutura hierarquizada de títulos e subtítulos e os textos complementares estão identificados adequadamente. O papel utilizado e a impressão permitem legibilidade. O sumário de cada volume apresenta-se de forma clara e concisa, facilitando a rápida localização do conteúdo.

Em sala de aula

O professor deve procurar desenvolver atividades utilizando textos complementares sobre a inserção social e os espaços de poder ocupados pelos afro-brasileiros, pelos índios e pelas mulheres, nos 7º e do 8º anos. Do mesmo modo, recomenda-se ao professor que complemente os conteúdos sobre a diversidade da população brasileira com pesquisas, vídeos, entre outros recursos disponíveis.
O professor deve utilizar as ilustrações – mapas, imagens e fotografias – apresentadas em todos os volumes, pois elas contribuem para a problematização dos conteúdos e possibilitam a aquisição de novas formas de conhecimento, motivando a aprendizagem do educando e incentivam sua criatividade.

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