Valther Maestro

Reportagem: http://oglobo.globo.com/educacao/enem-2012-hino-do-palmeiras-garante-500-pontos-redacao-7887684

 

Um absurdo essa redação, um absurdo a nota dada a essa redação, um absurdo o que o candidato fez... absurdo e mais absurdos.

Infelizmente ainda vivemos em um país onde muitos absurdos se materializam. Ainda estamos engatilhando no processo de amadurecimento de uma sociedade que por mais de 30 anos foi obrigada a calar-se, uma nação que foi acostumada a lamentar-se sobre suas mazelas e nada realizar, e quem buscava a mudança era visto como subversivo. As décadas de 70 e 80 do século XX foram fundamentais para o processo de implantação tecnológica nos vários países do mundo, e muitos países os jovens dessa época estavam em pleno desenvolvimento de suas habilidades e competências para poder ampliar a produção de seu país, mas nos brasileiros estávamos obrigados a ficar calados... a música do Chico Buarque revela isso:

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor e engolir a labuta?
Mesmo calada a boca resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa?
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice

Somos hoje um país rico, a 5ª ou 6ª economia do mundo. Nosso país nos últimos anos conheceu estabilidades que a muito tempo não se viam. Hoje todas as crianças e jovens brasileiros possuem acesso a escola e a cada dia o nível educacional do nosso povo vai se ampliando. No entanto, sabemos que nem tudo são flores, temos muitas ações para realizar, muitas coisas para fazer... por isso acredito nos jovens, nos jovens que são pontes, pois pontes ligam lugares e pessoas conectam-se por sonhos. Sonho que dias melhores, com escolas melhores, com hospitais melhores, com avaliações melhores..., mas mesmo assim não tenho vergonha de dizer que:

Acredito no Enem;
Acredito na Escola Pública;
Acredito nos educadores que atuam nas escolas publicas;
Acredito nos corretores das redações do Enem;

Sim....acredito, mesmo alguns erros acontecem.

Não acredito que alguns profissionais ruins podem gerar a destruição de bons processos. Não são todos os deputados e senadores que são desonestos, não são todos os deputados que são homofóbicos, não são todos os médicos que são assassinos, não são todos os professores que estão desatualizados e não foram todos os corretores da redação que cometeram erros...
Acredito que os problemas existem e devem ser corrigidos, acredito que podemos desenvolver procedimentos que visam a Excelências, mas não podemos destruir um processo diferenciado, amplo e democrático por causa do erro de alguns profissionais com conduta duvidosa.
Espero ainda poder viver mais alguns anos para poder visualizar uma mudança no paradigma da conduta profissionais da nação brasileira, temos tudo para ter um desempenho fenomenal na área da saúde, da educação, da segurança... prefiro acreditar na correção das rotas e na melhoria das ações...prefiro ser um Otimista.

Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - Cep 03117-000 - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br